quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Congresso Eucarístico Paroquial - II Parte

Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, bairro Prata em Alto Parnaíba/MA, na ultima quinta-feira dia 19/02/2015, aconteceu o terceiro encontro de preparação para o Congresso Eucarístico Paroquial, promovido pelo Grupo de Oração Terço dos Homens de Alto Parnaíba, outros dois anteriores aconteceram nos bairros Santa Cruz (05/02) e Santo Antonio (12/02) e os próximos encontros serão nos bairros São José (26/02) e Centro/Beira Rio (05/03) esse na Igreja Matriz. Apesar de aquele dia ter sido uma tarde e inicio de noite com bastante chuva, o encontro contou com a participação de moradores da comunidade e de integrantes do Terço dos Homens que animaram bem o evento.


O foco principal dos encontros é falar sobre a importância da Eucaristia na vida do Cristão Católico, que é o próprio sacrifico do corpo e sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho representado pela hóstia, relembrando o momento que Jesus o fez com seus apóstolos. O significado da Eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade. No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no Corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo. 

E outro foco muito importante também é a adoração ao Santíssimo Sacramento. A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de Tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Toda vez que estivermos perante ao Santíssimo esteja Ele exposto ou no sacrário devemos nos colocar numa atitude de despojamento e professarmos a fé na sua presença no pão e no vinho que para nós são Corpo e Sangue de Cristo, e podemos fazê-lo de forma espontânea ou com estas palavras: "Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos, peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".


No momento de ouvir o Santo Evangelho, proferido pelo nosso irmão Jackson Denis (Coronel) que fez a leitura de Lucas 9, 22:27 que diz assim:

"[...]. 22E acrescentou: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia" 23Depois Jesus disse a todos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e me siga. 24Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perde a sua vida por causa de mim, essa a salvará. 25De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo? 26Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos. 27Eu garanto a vocês: alguns aqui presentes não morrerão sem ter visto o Reino de Deus."

Esse trecho do Evangelho vem nos mostrar a necessidade de nos tornarmos cristãos melhores, quando Jesus convida a tomarmos nossas cruzes, que são nossos sofrimentos, nossas angustias, as dores e caminhar ao lado Dele, sempre confiando em Deus que é Pai e nunca abandona seus filhos. Abrir mão de todo mau sentimento, que destrói o espírito para só assim poder está na glória do Pai e poder dizer que viu o Reino de Deus.

Após a homilia do irmão Coronel, ele pediu que todos ficassem de joelhos para receber o Cristo, presente em Corpo e Sangue representado pela hóstia consagrada exposta no ostensório. É um momento muito forte que os católicos fazem de adoração ao Senhor. Estar presente na frente de Cristo Sacramental é algo que não dá pra descrever com palavras, somente estando ali para poder sentir a sensação. Todos podem se ajoelhar perante Cristo e conversar com ele, expor suas angustias, mágoas, aflições e fazer seus pedidos, é o momento ideal para conversar com o Senhor Jesus. Os moradores da comunidade Prata, se ajoelharam diante do ostensório e a assembléia pediu para que Deus continue fortalecendo a fé daquela comunidade que é bastante unida e acolhedora.

Após a celebração do encontro, que todos ficaram renovados na fé, foi servido um delicioso lanche, oferecido pela liderança da comunidade. O Grupo de Oração Terço dos Homens de Alto Parnaíba, renova os agradecimentos a Comunidade Nossa Senhora do Carmo, do bairro Prata por mais uma vez acolher tão bem nosso grupo. Nosso muito obrigado!!!


Por: Wagner Lima





















Nenhum comentário:

Postar um comentário